24.3.07

"Avaliar para melhorar"

in Jornal Público

O cenário actual é preocupante. Sabemos que não podemos continuar como estamos. Mas há condições que nos permitem sair desta situação e melhorar substancialmente", defende Domingos Fernandes. O coordenador do grupo de trabalho reconhece os "pontos negros" detectados e a sua gravidade, mas faz questão de sublinhar: "As avaliações não servem só para criticar, mas, sobretudo, para melhorar.

"Foram 11 meses de trabalho exaustivo para a elaboração do relatório, que estará em discussão pública até 30 de Abril e que pode ser consultado no portal da Educação. O documento com quase 400 páginas inclui um estudo histórico, um estudo comparativo com oito países europeus, uma caracterização da actual situação, entre outros "capítulos".

Nos bastidores, além da análise de estudos anteriores e outros dados, terá estado um "trabalho empírico" que se baseou numa série de entrevistas aos presidentes dos conservatórios e a grupos de professores. "Agora, será criado um grupo de trabalho para mudar esta situação. Uma alteração do actual estado das coisas que tem de ser feita com a participação activa dos conservatórios", nota Domingos Fernandes, que conclui: "Estou esperançado que, desta vez, se consiga colocar esta questão na agenda política."