25.3.07

Casos de sucesso

A.F., in Jornal Público

Criar produtos e serviços especificamente para os mais pobres começa já a dar os seus lucros. O caso de maior sucesso é o dos telemóveis. Entre 2000 e 2005, o número de subscritores em países em desenvolvimento multiplicou-se por cinco. O crescimento foi enorme em todo o lado, mas sobretudo na África subsariana. Na Nigéria, 370 mil utilizadores subiram para 16,8 milhões em quatro anos. A Celtel, que trabalha em países pobres e instáveis, começou como uma pequena empresa para, em sete anos, se confirmar como um gigante das telecomunicações. Este é um exemplo de como a tecnologia pode resolver muitos obstáculos existentes nos países mais pobres.

Os constrangimentos oferecidos pela ausência de redes básicas, como as de saneamento ou de energia, podem ser resolvidos com soluções engenhosas que permitem responder às necessidades de forma localizada. Reimaginar negócios, criando produtos, serviços e tecnologias únicos é a chave do sucesso. Exemplo disso é o microcrédito, uma aposta que tem vindo a crescer nos últimos anos. É também necessário garantir que as micro e pequenas empresas nestes países consigam entrar na economia formal, derrubando-se barreiras administrativas.