25.3.07

Pobres têm um poder de compra de cinco biliões de dólares

Ana Fernandes, in Jornal Público

Estudo do Banco Mundial incentiva empresas a apostarem nesteimenso mercado através de uma oferta criativa

Ganham um, dois, três dólares no máximo a cada dia que passa. São os pobres do planeta, uma imensa maioria que, como um todo, tem um poder de compra avaliado em cinco biliões (milhões de milhões) de dólares, o que corresponde a 3,8 biliões de euros. Criar produtos e serviços especialmente destinados às necessidades destes quatro mil milhões de pessoas é o desafio lançado aos privados pelo Banco Mundial.

É chamada a "base da pirâmide" mas, na prática, é mesmo a maioria da pirâmide: 60 por cento da população mundial vive abaixo da linha da pobreza. No estudo Os próximos quatro mil milhões, publicado na semana passada, da responsabilidade da IFC - Corporação Financeira Internacional (o braço privado do Banco Mundial) e do Instituto dos Recursos Mundiais (WRI, na sigla inglesa), mede-se, pela primeira vez, a dimensão destes mercados. Mercados esses que, até agora, são geralmente rurais, estão mal servidos e dominados pela economia informal. Para os autores deste relatório, a ideia é fornecer às empresas dados fiáveis sobre o potencial deste largo segmento da população, de forma a contrariar o que chamam a "penalização da base da pirâmide". Ou seja, os pobres vêem-se reduzidos a bens e serviços de má qualidade e mais caros, quer em preço absoluto quer no esforço que implicam para lhes terem acesso.

Às vezes é mais dispendioso chegar a um hospital do que pagar o tratamento.Para aproveitar este potencial, os autores incentivam as empresas a criarem modelos de negócio mais criativos, de forma a responder às necessidades destas populações. Desta forma, poderiam ser resolvidos vários problemas de uma forma mais eficaz: o combate à pobreza e à economia informal, envolvendo o sector privado neste esforço.

Para o IFC e o WRI , esta abordagem seria mais profícua no combate à pobreza do que a perspectiva tradicional, centrada na resolução das carências das necessidades básicas das populações, através de investimentos públicos, subsídios ou outras ajudas. Porque desenvolve oportunidades."Uma aproximação baseada no mercado começa pelo reconhecimento de que ser pobre não significa que não haja comércio: potencialmente, todas as famílias pobres comercializam dinheiro ou trabalho para suprirem muitas das suas necessidades básicas. Uma abordagem centrada no mercado foca-se nas pessoas como consumidores e produtores e nas soluções que podem tornar os mercados mais eficientes, competitivos e inclusivos", defendem os autores do relatório.

É na Ásia e Médio Oriente que está o maior poder de compra agregado: são 2,86 mil milhões de pessoas com rendimentos que ascendem aos 3,47 biliões de dólares (2,6 biliões de euros). Na Europa de Leste, o mercado pode valer 458 mil milhões de dólares (344,6 mil milhões de euros) nas mãos de 254 milhões de pessoas.Na América Latina, este segmento é calculado em 360 milhões de pessoas com rendimentos de 509 mil milhões de dólares (383 mil milhões de euros). África é o mercado mais pequeno, com 429 mil milhões de dólares (322,8 mil milhões de euros), mas também aquele onde uma estratégia como esta poderia abranger a maior fatia da população, ou seja, 95 por cento dos habitantes.

Alimentos e energia

O maior mercado é o alimentar, avaliado em 2,895 mil milhões de dólares, seguido dos da energia (433 mil milhões), alojamento (332 mil milhões), transporte (179 mil milhões), saúde (158 mil milhões), tecnologias de informação e comunicações (51 mil milhões) e água (20 mil milhões).

Os autores analisam também outros consumos: mais de metade do dinheiro gasto em saúde é com medicamentos. À medida que o rendimento sobe, a fatia do rendimento doméstico que vai para alimentação desce, enquanto o gasto em transportes, telefone e Internet sobe abruptamente.

4.000.000.000
de pessoas estão na base da pirâmide, ou seja, abaixo da linha da pobreza. Representam 60 por cento da população mundial

5.000.000.000.000
de dólares é o valor do poder de compra agregado desta população pobre

3.470.000.000.000
de dólares representam o poder de compra na Ásia e Médio Oriente, onde está a maioria da população na base da pirâmide

2.895.000.000
de dólares é o total que é gasto em comida por estas populações