23.10.08

Computadores devem integrar uma estratégia formativa

Fátima Mariano, in Jornal de Notícias

A utilização de equipamentos informáticos - como os computadores - por crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico é vantajosa para a sua formação? "Depende do uso que se faça desse objecto", afirma Ivo Domingues, professor do Departamento de Sociologista da Universidade do Minho, explicando que em Portugal "as mentalidades estão muito centradas nos meios e pouco nos fins".

Para este investigador, especialista em sociologia de educação, a possibilidade que o Governo dá às famílias de poderem adquirir o computador Magalhães a baixo custo é uma "medida muito interessante", com "bons efeitos difíceis de mensurar", mas que requer cuidados da parte de professores e encarregados de educação.

"É importante socializar as crianças para as tecnologias informáticas, pois estas são cada vez mais um factor de competitividade entre empresas e nações, mas o computador Magalhães não deve ser encarado pelas crianças como um objecto de recreio como tantos outros ou, pelos pais, como um símbolo de algum status", defende Ivo Domingues, acrescentando: "O computador é uma porta aberta para o mundo exterior e, como tal, deve ser encarado como um meio de formação de jovens cidadãos".

A pensar nas famílias com défice de competência ao nível do uso dos equipamentos informáticos, Ivo Domingues defende que as escolas deveriam promover sessões de sensibilização com os encarregados de educação. "Seria uma bela oportunidade de trazer as famílias às escolas", diz.

Este especialista alerta ainda para o facto de algumas famílias que beneficiam do Rendimento Social de Inserção estarem a vender os computadores que lhes são atribuídos a preços superiores aos praticados no mercado.