20.5.09

AEP investe 1,5 milhões a divulgar produtos nacionais

Virgínia Alves, in Jornal de Notícias

"Portugal, a minha primeira escolha" é o lema da nova campanha publicitária promovida pela AEP


"Portugal. A primeira escolha porque os produtos são de qualidade". Este é o lema da nova campanha da AEP e considerada pelo ministro da Economia como mais um passo para o país ultrapassar a crise.

Com resultados positivos da campanha "Compro o que é nosso", lançada em 2006, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) apresentou ontem uma nova aposta na valorização da oferta nacional: "Portugal, a minha primeira escolha".

"É fundamental levar os portugueses a gostarem do que é nacional, só assim aumentamos a procura interna e conseguimos substituir importações e aumentar as exportações", salientou José António Barros, presidente da AEP.

Manuel Pinho, ministro da Economia elogiou o trabalho, considerando que este é mais um passo "para ultrapassar a crise, e não seguir pelo baixar dos braços", acrescentando que os empresários "podem contar com o Governo para o que for preciso". José António Barros que salientou a colaboração das empresas - os 1,5 milhões de euros da campanha foram custeados por elas - e do Governo, frisando que não se trata de uma questão "política ou de partido, mas uma colaboração com o Governo da nação".

A campanha "Portugal, a minha primeira escolha", orçada em 1,5 milhões de euros, e objecto de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), decorrerá até ao fim do ano com anúncios nos média e nos locais de venda.

"As campanhas tentaram ser o mais abrangentes possíveis, focando diversos sectores da actividade", explicou José Cerdeira, representante da Mybrand, empresa responsável pelo projecto.

A par da campanha, revelou Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP, estão a ser criados dois projectos, um que passa pela criação de um viveiro de projectos com um tempo de vida definido com serviços de apoio às empresas, um outro, que foi lançado há três semanas, o projecto dimensão, que visa auxiliar as empresas a ganharem dimensão e, por último, um projecto que tem por objectivo apoiar as empresas na inovação, competitividade, eficiência energética, ambiente e responsabilidade social.

A nova campanha vai dar continuidade ao projecto "Compro o que é nosso", lançado em 2006, e que no final de 2008 contava com a adesão de 350 empresas, detentoras de 1500 marcas e com um volume de negócios na ordem dos 8,5 milhões de euros.

No final da apresentação da campanha, os dirigentes da AEP e o ministro da Economia mantiveram outra reunião, tendo como um dos assuntos o crédito à exportação. Sobre esta questão Manuel Pinho garantiu que "está tudo encaminhado", sem avançar pormenores.