17.10.09

"Com esta idade já é complicado arranjar emprego"

EDUARDO PINTO, in Jornal de Notícias

Júlio César Esteves tem 47 anos e está desempregado há mais de um ano. O subsídio de desemprego acabou há um mês e, neste momento, o desafio é encontrar trabalho o mais rápido possível.

De resto, desde que ficou sem o último trabalho, numa unidade hoteleira do Luxemburgo, que este habitante de Codeçais, Carrazeda de Ansiães, não tem feito outra coisa. Sem sucesso.

Júlio César trabalhou numa indústria têxtil em Coimbra, depois passou por umas estufas de Viana do Castelo e ainda fez um estágio numa multinacional em Sintra. A seguir teve de emigrar para conseguir sustento. Diz que sabe falar Alemão, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol, por isso tem conseguido nos últimos anos contratos em unidades hoteleiras. Ficou, no entanto, desempregado há 15 meses e recentemente regressou a Portugal. "Cá ando, a fazer alguma coisa nos terrenos agrícolas da família e olhar pela minha mãe, a única família que tenho em Codeçais".

"Com esta idade já é complicado arranjar emprego, apesar de eu me considerar uma pessoa nova e cheia de energia", concede Júlio César, que em último caso pondera voltar emigrar, para a Suíça. "Isto está mau mas lá ainda é capaz de se arranjar alguma coisa".

Gosta da área turística e tem enviado currículos para hotéis do Algarve. Em vão. "Nem sequer me enviaram uma resposta", lamenta. Sem grandes alternativas, vai ainda tentar procurar emprego junto das empresas de turismo fluvial no rio Douro. "Tenho esperança que o meu currículo e o facto de falar várias línguas me consigam abrir uma porta", conclui.