23.12.09

Preços não sobem este natal

por Mariana Correioa Barroso, in Diário de Notícias

A procura de produtos típicos de Natal apresenta melhorias em relação ao ano passado. Os preços do cabaz de Natal e dos presentes mais tradicionais mantiveram-se ou desceram e grandes lojas esperam ainda mais afluência para as vésperas da consoada. Os portugueses optaram este ano por oferecer presentes mais úteis


Cautelosos mas menos pessimistas, é assim que o Xmas Survey 2009 da Deloitte caracteriza a confiança dos portugueses. Em 2008, 93% dos inquiridos no mesmo estudo, considerava que a economia estava em recessão. Este ano, o número baixou para 59% e as grandes lojas e hipermercados já o sentem. Apesar de ainda ser cedo para previsões, dizem haver melhorias face ao ano passado.

Nos hipermercados Continente, da Sonae Distribuição ainda não foi possível obter dados concretos, porque os dias mais próximos do Natal, são regra geral, "alturas em que a procura aumenta exponencialmente", diz Vanda Quintão, da área de relações públicas do Modelo e Continente. Mesmo assim, "a procura de produtos de Natal tem corrido muito bem".

Nesta superfície, a maioria dos produtos típicos que compõem a ceia natalícia manteve ou baixou o seu preço em relação a 2008. "O bacalhau, indispensável na ceia de Natal dos portugueses, continua a custar os mesmos 6,99€" (uma posta média de 800 gramas) ".

Com o igual valor ao ano anterior estão também alguns doces, vinhos e as passas. Outros produtos como o azeite, a farinha, o açúcar, as nozes, o miolo de pinhão e os figos secos, desceram substancialmente o seu preço. O balanço final, feito pelos próprios supermercados Continente, revela que é possível poupar alguns euros, "já que em 2008 adquirir um cabaz de Natal custaria cerca de 41,05€ e em 2009, os mesmos produtos podem ser comprados por 36,99€", refere Vanda Quintão.

Mas será que os portugueses continuam a deixar os presentes para a última? De acordo com um estudo da MultiDados, não. Já que 61,3% dos inquiridos fez as suas compras de Natal até ao dia 14 de Dezembro. 21.4% afirmaram que iam despachar os presentes até ao dia 20, 5,6% entre os dias 23 e 24 e apenas 1,1% vão efectuar as suas compras na véspera ou no dia de Natal, revela o estudo Hábitos dos Portugueses no Natal e Fim de Ano.

São já tradição nas lojas Toys'r'us, as campanhas promocionais nesta época do ano. De acordo com uma fonte do Departamento de Marketing da Toys'r'us Ibérica, "o preço médio dos brinquedos desceu. Fazemos promoções todos os anos, de uma forma dinâmica, tentando ir de encontro às expectativas dos clientes". A mesma fonte refere que até à data, "as vendas da quadra natalícia têm corrido bem, com mais procura do que no ano passado".

Os brinquedos são a principal escolha de presentes para as crianças, no entanto, como revela o estudo da Deloitte, este ano 53% dos portugueses tenciona comprar jogos educacionais para crianças como menos de 11 anos.

No Continente, a venda de brinquedos também tem corrido de acordo com as previsões da loja. "Este ano fizemos uma campanha de desconto de 50% em cartão Continente na compra de brinquedos. São sempre os presentes mais típicos desta época, que é por excelência a melhor altura de venda dos mesmos", assegurou Vanda Quintão.