24.2.11

Voluntariado: Fonte privilegiada de companhia para os mais debilitados

in Agência Ecclesia

Ilda Costa anima 25 idosos no Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras, na Diocese de Lisboa

Ilda Costa, voluntária no Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras, faz uso da sua disponibilidade e amor para combater a solidão de dezenas de idosos.

“Aquilo que os toca é eles perceberem se nós os amamos, é o principal” destaca a septuagenária, em declarações à ECCLESIA, nesta terça-feira.

Desde 2002 que Ilda Costa troca o conforto do seu lar para dar algumas horas de animação aos 25 utentes daquela instituição particular de apoio social, situada na Diocese de Lisboa.

Três dias por semana, ela promove palestras, projecta filmes, dinamiza momentos de leitura e oração.

“Todos os idosos gostam de atenção, mais que não seja conversar com eles, fazê-los falar” sublinha a voluntária, que desde cedo que aprendeu o papel decisivo que a companhia pode representar na vida dos mais velhos, sobretudo dos mais debilitados.

“Toda a minha vida tive muito contacto com pessoas de idade, tive em casa a minha avó, depois mais tarde o meu pai, por causa dos diabetes, ficou cego durante sete anos e também fiz bastante companhia, a minha mãe esteve três anos em coma em casa” recorda Ilda Costa.

A entrada no Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras deu-se após um período difícil, precisamente depois perder a progenitora.

“Eu perguntava a mim mesma como é que eu havia de me ocupar, e nessa altura o padre Melo pediu-me para eu vir para o Centro. Primeiro, vim um mês, depois ele pediu-me para ser coordenadora – nesse tempo ainda não havia técnica – e foi assim durante cinco anos” explica.

Actualmente a Instituição já conta com uma técnica especializada e Ilda Costa colabora com ela, juntamente com um grupo de cerca de 40 voluntários.

Um trabalho feito “sem esperar recompensa”, e onde o que mais encanta “é ouvir as senhoras dizer: como eu gosto de estar aqui”.

“As pessoas precisam de ser amadas, a única coisa que consegue mover o mundo é o amor” reforça esta voluntária.

O voluntariado, como forma essencial de companhia, no apoio à Terceira Idade, é um dos temas que está em destaque no Programa da Igreja Católica na Antena 1, de segunda a sexta, às 22h45.

Até dia 4 de Março, a emissão vai reflectir sobre espaços privilegiados de companhia, em áreas como a família, as crianças, a música, a leitura, a direcção espiritual ou a rádio.

PRE/JCP