31.8.11

Turismo. Norte de Portugal é a região mais atractiva e preferida do país

por Giuliana Diaz, in iInformação

Um estudo da Brandia Central revelou que o Norte de Portugal é a região turística preferida do país. Segundo o documento, o índice de atractividade da marca "Norte de Portugal" é de 66,4%, quando a média nacional é de 58,1%. O estudo aponta ainda esta região como a mais atractiva de todas as marcas nacionais, à frente de Algarve, Alentejo ou Lisboa.

Com um orçamento que ronda os 6 milhões de euros, menos 3 milhões do que foi concedido ao Algarve, a marca Norte conseguiu posicionar-se como um destino turístico por excelência, diz o estudo. Por este motivo, o Presidente do Turismo do Porto e do Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, disse ao i que espera que o resultado do estudo ajude a combater a sazonalidade do turismo, dando mais importância a zonas de destino emergentes e com uma notória potencialidade como é o caso do Norte do país. "Há que proceder à distribuição dos dinheiros públicos com alguma equidade e, sobretudo, acreditar que os resultados do estudo da Brandia sobre a atractividade dos destinos turísticos deverão servir para orientar as políticas de intervenção."

O estudo em causa confirma ainda os resultados avançados pelo INE para Junho do presente ano. As receitas obtidas com o turismo no Norte foram de 22,4 milhões de euros, mais 3,9 milhões do que em Junho do ano passado, representando assim um crescimento de 21,2%.

Seguindo a estratégia de conquista dos mercados de proximidade, em Janeiro de 2010 foi aberta a primeira loja de turismo do Norte de Portugal em Santiago de Compostela. O objectivo é criar uma rede de informação turística através de espaços interligados virtualmente que disponibilizam dados sobre a oferta de toda a região. O espaço vende produtos regionais e permite ao visitante reservar o hotel, comprar as viagens ou adquirir bilhetes para espectáculos. Para este ano, prevê-se a abertura em breve da segunda loja do Norte de Portugal no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O TPNP tem participado em feiras de turismo, regionais e nacionais, congressos, eventos de pequena, grande e média dimensão. Para além disso, face ao reduzido orçamento, não tem sido possível avançar com grandes campanhas de marketing. No entanto, a aposta nos produtos estratégicos para a região como a natureza, o touring, a gastronomia, os city & short breaks, o golfe e o náutico, assim como o turismo religioso, ou de negócios, encontraram no estudo a estratégia de consolidação e de sucesso da marca Norte, "justificando a atenção que ela deve ter e merece em termos de políticas de desenvolvimento turístico," salientou Melchior Moreira.