28.5.13

Transportes públicos perderam mais de 10% de passageiros

por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador, in Diário de Notícias

Os transportes públicos perderam mais de 10% dos passageiros em 2012, com destaque para o Metropolitano de Lisboa, tendo os aviões escapado às quedas com um aumento de 1,3%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com valores provisório do Instituto, o Metropolitano de Lisboa foi o meio de transporte que mais passageiros perdeu no ano passado, ao registar uma quebra de 13,4% em termos homólogos, para 154.155 passageiros, concentrando 73,9% das viagens.

Contudo, sublinha o INE, apesar desta quebra, o Metropolitano de Lisboa aumentou a taxa de utilização para 27,3%.

Já o Metro do Porto foi utilizado por cerca de 54,5 milhões de passageiros, correspondente a uma quebra 2,2%, tendo a taxa de utilização sido ligeiramente mais baixa do que em 2011, fixando-se nos 17,4%, devido ao aumento de 5,7% dos lugares-quilómetro oferecidos e à redução de 2,8% no número de passageiros-quilómetro.

No conjunto, os metropolitanos de Lisboa e do Porto transportaram 208,7 milhões de passageiros, menos 10,8% em termos homólogos, uma redução que já se vinha a verificar desde o segundo trimestre de 2011, mas que se acentuou no terceiro e quarto trimestres do ano passado, segundo o INE.

Quanto aos comboios, foram utilizados no ano passado por 132,2 milhões de passageiros, menos 11,3% face a 2011, reiterando as reduções verificadas desde 2009 e resultando de variações homólogas negativas em todos os trimestres, menos acentuadamente no primeiro (-8,4%) e com mais expressão no terceiro trimestre (-13,2%).

A rede suburbana de comboios concentrou a maior parte das deslocações (89,3%) tendo transportado 118 milhões de passageiros, equivalente a uma perda de 11,5% em termos homólogos, assim como o transporte ferroviário interurbano registou uma diminuição de 10,1% do número de passageiros que se situou nos 14,1 mil.

Nas ligações ferroviárias internacionais, que transportaram 132 mil passageiros, "registou-se um ligeiro aumento homólogo do tráfego" de 1,5%, "tendo-se invertido a trajetória dos anos anteriores" desde 2009.

Por sua vez, o transporte fluvial também manteve a redução no número de passageiros, com 27,4 milhões de pessoas transportadas, uma queda de 12%.

O movimento de passageiros nos aeroportos escapou à regra ao aumentar 1,3%, correspondente a 31,1 milhões de pessoas, mas o Instituto salienta que os resultados "evidenciam uma desaceleração" face aos acréscimos do número dos últimos anos.

"O número de passageiros desembarcados totalizou 15,4 milhões de passageiros (+1,3%) enquanto os embarcados se situaram em 15,5 milhões de passageiros (+1,4%)" e "os trânsitos diretos registaram uma diminuição de 5,7%, tendo-se traduzido no movimento de cerca de 260 mil passageiros", informa o INE.

O aeroporto de Lisboa, acrescenta, movimentou 15,3 milhões de pessoas no ano passado, correspondentes a quase metade (49,3%) do movimento de passageiros, tendo igualmente registado o maior crescimento em 2012, de 3,4%.

Com aumentos "mais modestos", os aeroportos do Porto e de faro registaram aumentos de 0,8% e 1,0% respetivamente, enquanto os principais aeroportos das Regiões Autónomas registaram diminuições de 4,6% na Madeira (Funchal) e de 4,5% no aeroporto João Paulo II, em São Miguel, nos Açores.

O tráfego internacional abrangeu 81,6% dos movimentos comerciais registados em 2012, "sendo claramente predominante no tráfego não regular", onde concentrou 96,8% do total, diz o INE, adiantando que nas operações de voo regulares, o tráfego internacional revelou um peso de 80,8%.

O tráfego doméstico foi responsável por 18,4% do total de movimentos de passageiros, ou seja, 10,7% de tráfego territorial e 7,7% em tráfego interior.

De acordo com o INE, no conjunto dos voos internacionais realizados em 2012, a maioria correspondeu a voos dentro do Espaço Schengen, que totalizaram 61,6% do total de movimentos internacionais.

Os outros destinos dentro da União Europeia mas fora do Espaço Schengen corresponderam a 23%, enquanto os destinos fora da UE representaram os restantes 15,5% do total do tráfego internacional.

Em 2012, 45,5% dos passageiros movimentados nos aeroportos nacionais foram transportados por operadores nacionais, o que representa mais 1,2 pontos percentuais no total de passageiros transportados.